É hora da papinha?



Olá, meninas! Como estão?

Ontem meu filhote completou 6 meses e achei bacana compartilhar com vocês como foi a nossa estréia no mundo das papinhas salgadas e doces.

Começo reforçando que cada pediatra tem uma preferência e cada bebê um ritmo, portanto, nada de pirar caso seu bebê não esteja pronto para a introdução de alimentos, só pq o bebê da vizinha come desde os 3 meses...rs O.o [#aloka]

Como muitas aqui, trabalho fora o dia todo e tive a licença de 4 meses, emendada na licença de manutenção da amamentação e 10 dias de férias, totalizando quase 5 meses em casa com o JP.

Sempre tive muito leite e adoro amamentar, assim como o JP adora mamar e detesta bicos artificiais, então...nossa opção [mamãe, papai e pediatra] foi iniciar com a alimentação sólida, para pularmos a mamadeira, aos 4 meses de idade. Deu certo!

Neste período, ainda estava em casa e pude participar de cada etapa dessa nova fase, cozinhando, oferecendo diferentes sabores, cores, texturas e descobrindo o paladar do meu pequeno.

O ideal, pelo ministério da saúde, é que o aleitamento materno exclusivo vá até os 6 meses, mas o JP precisava se alimentar de alguma forma na minha ausência, por isso a introdução de alimento.


Do que você vai precisar para essa nova fase:

- Colher [eu prefiro as de silicone, pois não machucam a boca do bebê]
- Pratinho [escolha uma que possa ir no microondas e não escorregue no cadeirão
- Babador [impermeáveis são melhores]
- Toalhinhas de boca [são melhores que fraldas - eu acho!]
- Cadeirinha / Cadeirão com cinto de segurança
- Peneira de aço inox
- Panela do bebê
- Listinha de compras no Hortifruti [verificar com pediatra]
- Paciência, amiga...muita paciência, amor e dedicação.

Como fizemos a introdução:

1) Papas salgadas [o ideal é que sempre venham antes das doces, pois o LM - leite materno - é doce e iniciar com frutas doces, antes das papas salgadas é perigoso, pois o bebê pode não aceitar o sabor]

  • 1 Sabor por semana nas 4 primeiras semanas - Dessa forma, conseguimos apresentar os sabores aos poucos, além de perceber e evitar alergias causadas por alimentos
  • 1 ingrediente de cada grupo: proteína / carbo / legumes / verduras 
  • Gordura só após o 1º mês de alimentação [azeite - 1 colher de chá - após aquecer a papinha]
  • Peneirar até o 7º mês, quando você poderá passar a amassar no garfo [nada de MIX e LIQUIDIFICADOR]
  • Assim que o bebê atingir uma quantidade de 150g de papinha por refeição, pode-se tirar o LM de complemento [sobremesa] - Mamães, sejamos práticas: como medir 150g de refeição? Use o potinho da Nestlé como referência, ou potinhos com marcações. Nada de pirar na balança, hein?!
[Sobre papinhas prontas: se o pediatra liberou, seja feliz! Eu uso e adoro...super prático para passear e o sabor é maravilhoso! JP adora!]

ARMAZENAMENTO: Alguns pediatras permitem que a mamãe congele a papinha. Verifique com seu pediatra e siga as instruções. Lembrando que, potinhos de vidro e específicos para papinha são sempre as melhores opções. Fazer papinha todos os dias também pode, mas no início, é melhor repetir a mesma, como mencionei.


2) Papas doces [frutas amassadas]
  • 1 fruta a cada 3 dias, no início - Facilita a identificação de alergias e faz com que o bebê se acostume ao sabor
  • Evitar frutas cítricas no início
  • Pode-se misturar ao LM, para melhorar o paladar do bebê
  • Pode-se misturar farinha de aveia [eu disse farinha, não flocos] para aumentar o tempo de digestão e o bebê exigir menos refeições na madrugada, caso esse seja o seu problema
  • Você também pode bater com iogurte natural SEM AÇÚCAR, caso seu pediatra não tenha restrições e seu bebê não tenha APLV [Alergia a proteína do leite de vaca]

[Sobre papinhas de fruta prontas: fique atenta aos sabores, introduza somente com autorização do pediatra]

ARMAZENAMENTO: Se a papinha é natural, não guarde. Faça e ofereça imediatamente. Se for uma papinha pronta, verifique as instruções na embalagem.

3) Sucos / Água
--> Alguns pediatras iniciam os sucos nesta mesma fase, escolhendo a laranja lima como ideal para o início. O pediatra do JP é 100% contra introdução de sucos nesta etapa, principalmente laranja, por se tratar de uma das frutas mais alergênicas...PORÉM, se seu pediatra liberou e você se sente confortável, vá em frente, amiga. Estamos numa democracia! ;-)


--> Sobre a água: o pediatra do JP também não indica nesta fase, pois o LM é rico em água e o bebê não tem necessidade, mesmo com a introdução de sólidos. Eu, como uma mamãe preocupada, vi que meu pitico estava com as fezes mais durinhas e introduzi a água por conta própria, há cerca de 1 mês. Resultado? Bronca do pediatra e redução na qtde ofertada. Não há nenhum mal na água, não me entendam mal. A proibição é para evitar que o estômago dos bebês, já pequenos, fiquem cheios com algo que não vá alimentá-los e, pior, pode causar refluxo / vômito. Passei a dar 3 goles de água após as refeições e só.

**IMPORTANTE**
Você quer dar água ao seu bebê? As melhores opções são as águas fervidas [que dão trabalho] ou as minerais de baixo teor de sódio e pH 6 [neutro]. Nada de águas muito básicas ou muito ácidas. Valide com o pediatra e veja a marca que ele indica. Nada de água que "limpa" o organismo. Elas podem causar desidratação e sobrecarga dos rins. Fiquem atentas!
*****************************************************
Em resumo, a fase das papinhas é uma delícia!
O bebê começa a descobrir sabores, cores, brinca com a comida, dorme melhor, fica mais coradinho...é tudo de bom! 

Algumas dicas:

1) Meu bebê não quer comer de jeito nenhum. Coloco na boca dele e ele cospe tudo.
Amiga, se este é o seu caso, temos as seguintes soluções:
  • Verifique se não colocou muito ingredientes de um mesmo grupo, dificultando o paladar
  • Verifique o sal [bebês não conhecem sal...podem estranhar, caso a papinha tenha mais sal do que deveria]
  • Evite temperos fortes no início...
  • Refogue a carne [na água], antes de colocar para cozinhar
  • Penere super bem, para não ficar qualquer pedaço
  • Coloque o bebê num ambiente tranquilo, para que ele não perca o foco e se irrite

Em último caso, apele:
  • TV - veja quais são os programas favoritos do seu bebê e renda-se a eles
  • A "penosa pintadinha" é meu último recurso, mas sempre funciona
  • Música
  • Dança
  • Fantoches
  • Tudo o que for possível...rs

2) Não sei fazer papinha! Vende congelada? [kkkkk - minha cara]


Querida, você não vai encontrar papinha congelada e, talvez, o pediatra nem deixe você congelar [é o caso do pediatra do JP]. Solução:
  • Vovó cozinheira
  • Papai cozinheiro
  • Empregada cozinheira
  • Google [tem receitinhas ótimas]
  • Papinha pronta
Não se descabele, sempre há uma solução. E olha...eu não sabia fazer nem arroz há um tempo atrás.
Papinha é fácil pq é só picar e deixar ferver por 1h. Muitos pediatras tem cardápio elaborado e isso também ajuda bastante.

Se nada disso resolver, sair correndo não é uma opção. Veja vídeos no Youtube e mãos à obra! \o/
[escolha bem a madrinha...se ela souber fazer papinha, vai ajudar bastante! #ficadica]

3) Papinha quente ou fria?

Sou uma mamãe sem muito tempo, então, quase não aqueço nada.
O JP está acostumado à temperatura ambiente. Quando a papinha está na geladeira, eu coloco 15 seg no microondas p/ tirar o gelo e pronto.
Cada mamãe é de um jeito, mas eu sempre penso no que é mais fácil, num momento de estrada, trânsito, onde não há o que fazer, caso seu bebê esteja com fome e você não tenha aquecedor no carro.

Bom, meninas...por hoje é só.
Espero que as dicas sejam úteis!
Boa semana a todas! Bjs!

Comentários

Postagens mais visitadas