Mamadeira, chupeta ou peito...e agora?
Esta é uma das grandes dúvidas da maioria das mamães logo que seus anjinhos nascem e, pouco se fala a respeito... Como estamos aqui para dividir experiências, bora descascar o abacaxi! \o/
Algumas situações comuns, hoje em dia:
1) Seu bebê nasceu lindo, saudável com Apgar 10 e 10 e...a maternidade deu complemento [na mamadeira], pois seu bebê estava preguiçoso e correndo risco de ter uma hipoglicemia.
2) Sua amiga teve bebê antes de você e te orientou a amamentar durante o dia e dar complemento [artificial] na última mamada, p/ seu bebê dormir mais horas.
3) O pediatra achou seu bebê magrinho e indicou um leite artificial, para ajudar na engorda.
4) Todos os bebês da sua família usaram chupeta até os 8 anos de idade e você tem medo de oferecer e viver a mesma situação.
Se continuarmos listando possibilidades, iremos loooonge...
Pois bem, a situação 1 acontece quase em 100% dos casos e em algumas maternidades, os pais nem chegam a ser informados sobre a oferta de complemento [absurdo]. Mas não há razão para pânico.
Se você, mamãe, vem se preparando desde os primeiros meses, sonhando com uma linda amamentação exclusiva, sem bicos artificiais, dedos ou qualquer objeto que substitua a sucção ao seio, fique calma.
Mesmo seu bebê tendo aceitado o leite artificial na maternidade [não vou colocar o que penso a respeito, pois cada caso é um caso e cada família pensa de uma forma], ele poderá ser amamentado, sem confusão de bicos, se você se dedicar bastante e mantiver a calma e a paciência p/ isso.
Se houve indicação de complemento em todas as mamadas, o caso fica ainda mais difícil, pois o esforço será todinho seu...e serei sincera: dói, cansa e judia da mamãe.
Eu [Mylena] topei o desafio e tirei o complemento, sem nem ter que fazer relactação, translactação whatever...simplesmente coloquei na minha cabeça que meu bebê seria amamentado sem fórmulas e pronto. Fiquei dolorida, chorei horrores, me arrependi [mas não desisti] e no final, o saldo foi super positivo.
Mãezinha, se você prefere oferecer o complemento e o pediatra apoia, siga em frente.
Como sempre digo: tem que ser bom para você e para o seu bebê. Não existem regras.
Uma coisa não posso negar: Mamadeiras, chupetas e bicos artificiais não são bacanas pq mexem SIM com a dentição, respiração, postura, dicção, causa dependência, etc...
É claro que...se seu bebê chora sem parar e a chupeta o acalma, amiga...dê a chupeta e seja feliz! Só esteja sempre atenta, observando o comportamento do seu bebê, sono, alimentação, pega [a pega no peito - amamentação] e se algo a incomodar, mude.
![]() |
Chupar o dedo prejudica a arcada dentária |
![]() |
Bebês que usam chupeta constantemente, respiram pela boca e ficam com a boca sempre aberta |
![]() |
Respiração bucal |
Outro ponto importante, que não posso deixar passar, já que sou defensora da amamentação: O bico prejudica a pega correta e uma vez prejudicada, machuca o peito da mãe e pode causar problemas como ductos entupidos, leite empedrado, feridas...além do bebê se irritar, pois pegar a mamadeira é mais fácil.
Voltando ao tema "bicos", se for inevitável...escolha bons produtos, leia a respeito, bisque informações com o pediatra. A chupeta do Corinthians é linda, mas não é ortodôntica e o silicone não é confiável...entende?
Digo o mesmo para as mamadeiras: procure uma boa marca, que ajude a evitar otites, refluxos, cólicas e que seja fácil de higienizar. Elas são mais caras, mas quando falamos dos nossos filhos, o melhor é pouco...além disso, já existem opções mais baratas no mercado.
Algumas de vocês devem saber que o João Pedro é totalmente contra mamadeira e chupeta.
Ele grita, esperneia e não pega. Difícil.
Se seu bebê faz o mesmo, o ideal é conversar com o pediatra [sempre - ele é seu principal parceiro nas várias fases do bebê] e testar outras formas de mantê-lo alimentado, caso você tenha que sair, voltar ao trabalho, etc.
Em casa, optamos por oferecer papinhas salgadas! Ele amou, come super bem e a mamãe aqui fica tranquila.
Algumas mamães ficam de cabelos em pé, pois são defensoras da amamentação exclusiva até os 06 meses, mas volto a dizer: não há regras. Para o JP essa foi a melhor opção e hj ele mama no peito, lindão e come papinha salgada e doce, sem problemas.
No último mês, o pediatra sugeriu 1 iogurte batido com frutas e 1 colher de farinha de aveia, as 23h, para ver se o pequeno dormia um pouco mais...e qual foi a forma dele tomar o iogurte? Copinho de silicone. Não pega colher, nem seringa, nem nada...só o copinho. Fiquei tensa? Que nada...fico até feliz. Faz sujeira, meleca até o umbigo, mas ele gosta, toma e...continua acordando 2x/noite! [kkkk - fazer o que?]
Não há nada de errado em fazermos o melhor para nossos filhos. O que não podemos é fazer nossos filhos sofrerem determinadas coisas, só para serem iguais aos demais.
Se seu bebê adora uma chupeta, use com moderação...deixe que ele chupe, mas não o dia todo. Ensine que ela é só para acalmar, não para virar parte do corpo.
O mesmo para a mamadeira. Se seu bebê já está crescendo, tente um copinho de transição...existem uns lindos! Eles adoram e não sentirão falta da mamadeira.
Queria muito que meu pitico pegasse a chupeta e quase fiquei maluca com a rejeição dele, mas hoje, sou feliz assim. Ele faz meu peito de chupeta? Sim...com frequencia. Me preocupa? Sim, mas a longo prazo. Hoje, isso o acalma e faz dormir...é tudo o que eu preciso: dormir!
Deixar de amamentar por medo de ter que visitar o cirurgião mais tarde, isso não!
Algumas podem rir, mas na maternidade onde tive meu bebê, isso é muito, muito, muito comum!
As enfermeiras ficam felizes quando uma mamãe resolve topar o desafio dolorido da amamentação.
Depois farei um post sobre papinhas, sucos, frutas...quando e como oferecer aos pequeninos.
Bjs p/ vcs!
Olá, bom dia, todos bem? Enviei para minha sobrinha, que teve o primeiro herdeiro. Ela mora em, Assis.
ResponderExcluir