Amamentação - O desafio de toda a mamãe de primeira viagem

 
Oi amigos!

Como prometido, dedicarei este post a amamentação! \o/

Para as mamães de primeira viagem, a amamentação pode ser um dos maiores sonhos...este era o meu caso.
Muitas vezes, algumas pessoas simplificam esta fase, erroneamente, fazendo com que as gravidinhas deixem de dar certa atenção ao tema.

Se você está grávida do primeiro bebê, pode estar pensando:

1) Amamentar dói?
2) Tem hora certa para o leite descer?
3) Se eu preparar o bico dos seios, é garantido que não terei rachaduras?
4) Devo comprar a pomada de lanolina?
5) A maternidade me ensina a amamentar?
6) Se meu bebê não pegar o peito é sinal de que não tenho leite?
7) Todo bebê nasce e já mama?
8) E o bico de silicone?
etc...etc...etc...

Sendo bem prática: Não existem regras, mas respondendo às perguntas acima, é o seguinte...

1) Amamentar dói?
Depende. [pausa dramática - essa Mylena é maluca...como assim, depende?]
Pois é...repito: depende. Depende do tipo de mama / bico de cada mamãe, da pega do bebê, do interesse do bebê em mamar nos primeiros dias, das instruções durante o pré-natal e da sensibilidade da mamãe.

2) Tem hora certa para o leite descer?
Não. Em alguns casos, as mamães de parto normal, têm leite antes que as mamães de cesárea.
Fui uma mamãe de cesárea e meu leite desceu no dia seguinte, mesmo o JP tendo sido colocado para mamar, ainda na sala de parto.

3) Se eu preparar o bico dos seios, é garantido que não terei rachaduras?
Não. A preparação ajuda, mas não garante. Algumas mamães não sofrem nadinha c/ rachaduras, outras, sofrem bastante, mas CALMA! As rachaduras ocorrem só até a mama se acostumar a amamentação...não desanimem!

4) Devo comprar a pomada de lanolina?
SIIIIIIMMMM!!!
Eu deixaria de levar minha mala p/ a maternidade, mas nunca, jamais, abriria mão da minha pomada!
Ela salvou minha vida! Super útil, pq como eu sofri no começo [depois explico como foi comigo], a pomada ajudava a recuperar minhas esperanças de que havia uma luz no fim do túnel, pq elas cicatrizam bem rápido e algumas marcas podem ser mantidas nos seios, mesmo durante a amamentação. [eu usei Lansinoh, caso interesse]

5) A maternidade me ensina a amamentar?
Algumas enfermeiras [santas] ajudam muito, muito mesmo!
Se você tiver dúvidas e perceber que a enfermeira é bacana, não deixe de perguntar TUDO a ela!
Caso ela não possa ajudar, pergunte se a maternidade tem um banco de leite e corra até lá...as enfermeiras do banco são anjos que nos ajudam a resolver 100% dos problemas na amamentação e ainda auxiliam na ordenha, armazenamento, etc.

6) Se meu bebê não pegar o peito é sinal de que não tenho leite?
Não. Como comentei, os bebês nascem com reserva, por isso demoram a sentir fome.
Eles dormem bastante no início...não se assustem.

7) Todo bebê nasce e já mama?
Não. Como disse na pergunta anterior, eles têm reserva.
Existem as exceções...sempre, mas vamos pela regra que é: dormir mais do que comer, nos primeiros 3 dias.

8) E o bico de silicone?
Se vc não tem bicos salientes, amiga...compre!
Alguns grupos defendem que os bicos podem confundir a pega do bebê e desestimular a amamentação, mas comigo funcionou muito. Na verdade, se hoje amamento meu bebê é pq usei o bico de silicone e a pomada de lanolina.

Um pouco da minha história...
[prometo tentar não assustar ninguém, mas tb não vou mentir]

Bom...digamos que nunca fui um exemplo de sutiã 44 e, durante a gravidez, cheguei a este tamanho com certa facilidade. Fiz todos os exercícios até o 7º mês, quando meu obstetra pediu que eu suspendesse tudo, pois havia risco de parto prematuro [no meu caso, ok? isso não é regra]. O João Pedro nasceu lindão [não muito grande] e...chegou a hora da verdade: temos ou não temos leite?! Dói esse negócio, ou vou amamentar sorrindo como os anúncios das maternidades e bancos de leite?

Pois bem...doeu MUITO! Pq? Pq o meu pequeno não pegava do jeito certo, pq eu não tinha bico [realidade de muitas meninas] e tb pq TODOS os bebês nascem com uma reserva que dura, em média, 3 dias...portanto, quase nenhum bebê mama loucamente, fazendo esforço para sugar o colostro, na maternidade. Resultado: Leite empedrado, dor e lágrimas na 2ª noite.
Como resolvi a questão? Chamei a enfermeira, mostrei como estavam meus seios e ela, delicadamente, massageou e ajudou na ordenha manual, p/ aliviar um pouco. Foi uma benção! Nunca vou me esquecer dela...um anjo!

No dia seguinte, essa mesma enfermeira já me ensinou a usar o kit sobrevivência das mamas: bico de silicone, pomada de lanolina e umas bolachas de colocar no freezer [não me lembro do nome delas], que auxiliavam na cicatrização das feridinhas [sim, o seio pode ficar ferido - é normal].
No 3º dia, já estava craque em colocar o JP para mamar, apesar dele não dar bola e preferir dormir.
Assim, caminhamos p/ uma hipoglicemia, que levou a oferecerem leite artificial ao meu bebê, ainda na maternidade, c/ mamadeiras apropriadas.

Não me arrependo, pq isso salvou meu filho de ter problemas mais graves.
Como ele nasceu numa maternidade excelente, faziam teste de glicemia a cada 4h e me ensinaram a ordenhar [no banco de leite], para oferecer meu próprio leite, como complemento e melhorar a glicemia do JP. Deu tudo certo e tivemos alta no 4º dia, pela manhã.

Em casa, ainda sofri um pouco por 20 dias, até conseguir oferecer o seio s/ os protetores de silicone.
O importante, no meu caso, foi não desistir!
As primeiras 10 sugadas são bem doloridas, mas depois, tudo ficava ótimo e meu bebê ganhava peso, por isso, nunca quis desistir de amamentar. Algumas mamães desistem neste ponto, pq realmente dói e desgasta, pq o bebê, no início, mama quase que de hora em hora...principalmente os meninos, conhecidos pelo apetite infinito [meu JP é assim até hoje].

Moral da história: Não tenham vergonha de admitir que estão com dificuldades, ou dúvidas quanto ao aleitamento materno. Existem pessoas especialistas nisso, que podem ajudar muito!

Algumas dicas, para quem já está sofrendo com problemas:

- Leite empedrado: Banho morno, massageando com movimento leves e circulares, a região "empedrada". Depois, faça uma ordenha manual, só para aliviar a mama [sem esvaziar], saia do banho e coloque o bebê para sugar, ou tire na bombinha...o que preferir.

- Ducto entupido[normalmente. uma bolinha branca no bico do seio...parecendo um queijinho coalho]: Se você tiver aflição, vá até o banco de leite e peça ajuda, mas se quiser resolver em casa, você pode esterilizar uma agulha e furar a bolinha branca e ir retirando o "queijinho" ao poucos. Depois, coloque o bebê para sugar, ou tire o leite na bombinha.

- Mastite: Um peito empedrado ou com ducto obstruído, pode evoluir para uma mastite, onde as mamas podem apresentar vermelhidão, dor, temperatura alta na região do "empedramento" e até febre, nos casos mais complicados. Se você tiver qualquer um desses problemas, vá até o banco de leite mais próximo, ou ligue para o seu obstetra rapidamente, pois será necessário medicamento.

- Pega do bebê errada: A pega correta é a famosa boca de peixinho, onde o bebê controla o fluxo de leite c/ movimentos da língua. Se a pega está errada, procure ajuda num banco de leite, ou fale com o pediatra do seu bebê. Também existem grupos de apoio na internet. Não deixe que o problema persista, pois a pega errada causa feridas, obstrução de ductos e irritação do bebê, pois o leite pode sair em menor quantidade.



Este post foi mais "sério", sem muitas piadinhas, pq o assunto é importante e causa dúvidas na maioria das mamães.

Bjs!

Comentários

Postagens mais visitadas